O método PEACE, concebido pelo filósofo canadense Lou Marinoff (1951-), é uma abordagem prática que utiliza elementos da filosofia para auxiliar as pessoas a enfrentarem desafios e dilemas em suas vidas. PEACE é um acrônimo que envolve cinco passos para a resolução de conflitos diversos: Problema, Emoção, Análise, Contemplação e Equilíbrio.
Esse método se inicia com uma identificação do problema em questão, seguido de uma avaliação das emoções geradas pelo problema, passando para um procedimento de análise das possibilidades para solucionar tal problema, caminhando para uma contemplação de um cenário mais amplo, para alcançar assim uma sensação de equilíbrio, que será novamente transformada diante de novos problemas, podendo se utilizar novamente o mesmo método.
Assim, o processo começa com a identificação do problema, que consiste em perceber e reconhecer claramente qual o problema que estamos atravessando e que queremos trabalhar sobre, para que possamos encontrar uma solução para ele. No segundo estágio, passamos para a percepção das emoções desencadeadas por conta do problema constatado anteriormente, reconhecendo as emoções que este problema nos evoca.
No terceiro momento, passamos a análise, que envolve avaliar as opções possíveis que podemos recorrer para resolver o problema. Neste momento, é importante perceber que a solução ideal nem sempre é possível ou alcançável, sendo muito útil explorar o máximo de alternativas possíveis. Para este estágio de análise é muito útil um diálogo com um filósofo conselheiro, de modo a obter outras perspectivas sobre a questão, nos auxiliando a desenvolver um olhar mais reflexivo, crítico e amplo da situação.
A contemplação, quarto estágio do método, oferece uma reflexão mais ampla sobre o problema, explorando filosoficamente as implicações da situação. Por fim, temos o estágio do equilíbrio, alcançado quando compreendemos de maneira mais profunda o problema e agimos sobre ele. Este estágio nos proporciona uma sensação de alívio por tomar uma decisão com relação ao problema, entendendo que esta decisão pode nos gerar outros problemas, portanto precisamos estar disponíveis para as incertezas.
De modo geral, o método PEACE ilustra como a filosofia pode ser aplicada de maneira prática e tangível para lidar com os desafios da vida cotidiana. Seguindo este procedimento, podemos desenvolver uma compreensão mais profunda sobre as dificuldades que enfrentamos e sobre nós mesmos, passando a tomar decisões mais bem refletidas e decididas, encontrando mecanismos razoáveis para reagir a situações diversas.
Atuar filosoficamente sobre um problema que atravessamos implica primeiramente em identificar nossas dificuldades, que demanda uma certa disposição e empenho pessoal, seguindo de uma avaliação cuidadosa sobre o que sentimos diante de uma dificuldade específica, dedicando um cuidado e atenção especial a nossos afetos. Por meio da análise podemos pensar caminhos possíveis de resolver o problema, buscando olhar para a situação mais ampla, fazendo isso podemos alcançar um equilíbrio, nos abrindo a outras situações futuras.
O tempo para se percorrer esse processo varia de pessoa para pessoa, podendo ser realizado em apenas um dia ou levar alguns meses. Tudo dependerá da maneira como encaramos nossas dificuldades. Quando percebemos as situações difíceis enquanto algo que podemos intervir, costuma-se ter um retorno mais rápido. Outra disposição que facilita é olhar para o problema como um fenômeno, de modo a perceber mais saídas possíveis.
Conforme exercitamos este procedimento com relação a nossas dificuldades cotidianas, passamos a nos dispor a enfrentar as futuras situações difíceis que se apresentam na vida. Quando compreendemos bem uma dificuldade que atravessamos, também percebemos melhor a nós mesmos, encontrando mais facilmente mecanismos para reagir aos problemas que a vida nos apresenta de maneira autônoma.
"(...) se você realmente adotou o processo PEACE, estará mais bem equipado para o futuro. Depois que é encontrada uma disposição útil, ela não desaparecerá. Você não pode dissolvê-la. Pode recordar e tornar a usar tudo que agiu a seu favor em um conjunto de circunstâncias em qualquer situação similar que tenha de enfrentar."(Lou Marinoff)
Algumas pessoas conseguem realizar o método PEACE sozinhas, outras podem precisar da ajuda de algum amigo ou de um conselheiro filosófico. Segundo Marinoff, a prática da filosofia consigo mesmo possibilita explorar nosso universo interior, encarando filosoficamente os problemas e as dificuldades que a vida nos apresenta, de modo a encontrar as melhores saídas para cada situação.