Um olhar crítico sobre a Psicologia é um curso experimental com o intuito de oferecer questionamentos críticos sobre a psicologia tradicional, bem como as implicações de sua atuação prática.
Fazer crítica em psicologia implica em colocar em questão sua suposta "neutralidade", destacando os intuitos ideológicos e disciplinares que atravessam seus saberes e práticas, questionando seus interesses escusos, problematizando a atuação e as noções de "adequado" ou "saudável", em contraposição a "inadequado" ou "doentio".
Algumas das questões que serão colocadas neste curso são: a quem serve a psicologia tradicional? Quais as implicações políticas, sociais e econômicas de noções de "normal", "anormal", "ajustado" ou "doente"? A psicologia tradicional possibilita novos modos de vida ou atua em favor de um ajustamento e normalização?
Temas:
- BOCK; GONÇALVES; FURTADO (orgs.). Psicologia Sócio-Histórica. São Paulo: Cortez, 2001.
- COOPER, David. Psiquiatria e Antipsiquiatria. São Paulo: Editora Perspectiva, 1989.
- FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
- FRAYZE-PEREIRA, João. O que é Loucura. São Paulo: Brasiliense, 2002.
- GUARESCHI; HÜNING; FERREIRA [et al.]. Foucault e a Psicologia. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2014.
- SZASZ, Thomas. A Fabricação da Loucura. Rio de Janeiro: Guanabara, 1984.
Este curso tem um caráter experimental, pois propõe uma temática pouco convencional e não visa uma formação, mas o contato com críticas e problemáticas visando ampliar perspectivas.