A importância em dizer "não"


Pode parecer estranho, mas muitas vezes dizer “não” pode ser a melhor maneira de nos afirmar, e dizer "sim" a nós mesmos.

Nem sempre percebemos, mas em alguns momentos dizemos "sim", quando na realidade gostaríamos de ter dito "não" à  pessoas ou situações. O "sim" confirma, aceita uma condição ou situação que alguém nos propõe, enquanto que o "não" expressa nossa liberdade de não querer algo ou não concordar com o que alguém nos sugere.

Aprendemos culturalmente a dizer "sim" para agradar as pessoas com as quais convivemos, mas acabamos nos esquecendo de agradar a nós mesmos. Agindo assim aceitamos situações que não gostaríamos de aceitar, concordamos com ideias que discordamos e fazemos coisas que não queremos.

Deixar de dizer “não”, em certas situações, pode nos gerar uma grande sensação de mal estar, seja por não nos posicionar diante das pessoas com relação ao que sentimos e desejamos, como também por não sermos autênticos. Sendo assim, vivemos em função do que os outros querem, sem fazer valer o que nós queremos.

Quando não dizemos não, deixamos de lado os nossos desejos para dizer "sim" às pessoas que amamos e até para pessoas que pouco conhecemos, pois queremos nos sentir "aceitos" e "queridos". Porém, faz parte de nosso amadurecimento emocional escolher dizer "não" em alguns momentos.

Precisamos discordar do que não queremos para escolher o que realmente queremos. Se recordarmos de nossa adolescência, muitos disseram "não" aos seus cuidadores quando discordava de seus modos e escolha, esse é um processo importante para desenvolver nossa própria identidade.

Usamos o "não" como uma antítese ao modo de ser que fomos ensinados, para que possamos desenvolver o próprio nosso modo de ser, para não nos perdermos na multidão e clamar nossas singularidades. É por meio desse "não" que fazemos escolhas em nossa vida e desenvolvemos a nossa identidade, expondo o que desejamos e o que não desejamos.

Quando percebemos algo que não gostamos ou que não nos faz sentido, podemos nos posicionar e fazer novas escolhas em nossa vida, de modo a afirmar a nós mesmos e o que desejamos. Perceber o que não queremos e discordar, quando necessário, é um meio de nos conhecer e de afirmar a nossa existência.

Enquanto o "sim" concorda e deixa as coisas como estão, mantendo tudo como está posto, o "não" apresenta uma contraposição, possibilitando uma mudança ao habitual. Trata-se de um desequilíbrio que nos possibilita viver mais afinados com nossos desejos e sentimentos.

Aprender a usar o "não", de maneira que nos valorize e que não desrespeite o outro, é um grande desafio para nosso desenvolvimento pessoal, e para tornar-mos quem realmente somos.

"É preciso coragem para tornar-se quem você realmente é."
(E. E. Cummings)

contato

Envie uma mensagem para mais informações..